Projetos

Projetos Paisagísticos
Os jardins podem ser claramente feitos a partir do desejo e de escolhas próprias dos setores da universidade, mas, sempre que possível, tentamos fazer planos e desenhos que atendam a combinação das diversas necessidades afetivas e técnicas da paisagem.

Projetos Paisagísticos

Arborização RU

Projeto: Júlio Barêa Pastore, Cleiton do Carmo
Ano: 2020
Uma área muito frequentada pela comunidade acadêmica, coração da nossa Universidade, a Praça do RU está hoje sem arborização ou com árvores comprometidas por formigas, cupins e anos de falta de cuidados. Assim, para iniciarmos um movimento Proposta de Arborização da Praça do RU positivo de recuperação da beleza cênica e sombra no local, estaremos investindo em podas das antigas árvores junto a replantios na praça (Jacaranda mimosifolia e/ou Jacaranda brasiliana). 
Download Projeto PDF

Bloco de Aulas Eudoro de Souza

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

Bloco de Salas de Aula Norte

Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2023
O projeto buscou criar um novo ânimo, de centralidade e de perspectivas novas, retirando em parte um isolamento que não cabe a um edifício dinâmico, que atrai tantas aulas e pessoas.  O projeto é um discurso que mobiliza as pessoas, um mundo a parte em que estão por um período. A expressividade de uma cor pode ir ao extremo de criar um foco, o qual imergido naquela onda se respira de forma diferente. O jardim vermelho traz uma imersão ao usuário, no qual as matizes e tons dançam em dinâmica, buscando do transeunte e das permanências uma visão agressiva da pacificidade que deveria ser o jardim, por simplesmente ser cor quente, cor de ação
Download Projeto PDF

Bloco de Salas de Aula Sul

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

CAEP

Projeto: Cecília Bento Gargano, Lara Raquel da Conceição Miranda, Ana Carolina Vieira Ferreira, Matheus Maramaldo Andrade Silva, Júlio Barêa Pastore, Matheus Maramaldo Andrade Silva, Pedro Benfica Calisto, Ivan Kléber da Silva Mattos, Madson Reis de Oliveira Trindade
Ano: 2025
O projeto paisagístico do CAEP/UnB configurou-se como um estudo de caso que articulou condicionantes físicos, demandas funcionais e a necessidade de criar um espaço que contribuísse diretamente para o bem-estar psíquico dos usuários. Partiu-se de uma proposta prévia de estudantes, utilizada como diagnóstico inicial, mas revista após solicitações da equipe do CAEP e a visita técnica de 5 de setembro de 2025.
A concepção baseou-se em três eixos: conforto ambiental e segurança emocional, funcionalidade e viabilidade, e participação dos usuários. Considerando o caráter sensível do CAEP — com atendimentos psicológicos, público infantil e pessoas em vulnerabilidade — o paisagismo deveria ir além da estética, oferecendo sombreamento, conforto térmico, orientação intuitiva e sensação de acolhimento. Avaliaram-se também fatores técnicos, como cercamento existente, caixas de passagem, faixas técnicas, seleção de espécies de baixa manutenção adequadas ao clima e restrições específicas (como evitar plantas floríferas devido à alergia de uma funcionária), além da ausência de orçamento formal, exigindo soluções econômicas.
Download Projeto PDF

Centro de Educação a Distância

Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2023
Antes um jardim de bastante empiria, buscamos na leitura das referências abordar de forma plástica e ortogonal o jardim. Os brises foram uma orientação inicial. Organização, ortogonal, organograma, órgão, ópera. O conceito foi explorado de maneira a, musicalmente, criar uma área de crescentes e decrescentes parametrizada, onde a vegetação, como teclas de piano, seriam uma linha pelo corredor, mimetizando uma onda clara com duas curtas interrupções: os intermezzi – o círculo roxo e a área de permanência. O que se espera nada mais é do que a recepção ao musicista. 
Download Projeto PDF

Centro de Vivência II

Projeto: Júlio Barêa Pastore, Vinícius Vilela
Ano: 2023
Um projeto de jardim naturalista na entrada sul do ICC, com uma quantidade expressiva de flores e vivacidade. Não encontramos formas bem marcadas, mas flores bem marcadas, vida de insetos, pássaros e o fluxo de pessoas atrás de informações da sua vida acadêmica ou indo a Ouvidoria. Os panoramas são dinâmicos ao mesmo tempo que o jardim nem é tão grande assim. Mérito todinho da coleção vegetal e do posicionamento das manchas, que perseguem os usuários quando passam pela rampa, fixam o olhar na saída do UDFinho ou chamam desde a saída do RU. Os brises laranjas agora tem mais alguns elementos para festejá-los.
Download Projeto PDF

Casa do Est. Universitário

Projeto: Matheus Maramaldo, Camila Xavier, Luiza Coimbra, Larissa Colodette, Julyene Alkmim, Pedro Isaac, Mateus Marques
Ano: 2017
Um dos primeiros projetos paisagísticos da Coordenação. A demanda foi por um espaço residencial que tivesse infraestrutura de lazer e mais comodidade aos alunos e servidores da CEU – segunda casa por vários anos para muitos deles – trouxe um projeto bastante funcional, criando algumas hortas, jardins, mas também equipamentos de lazer e atividades domésticas, como áreas de serviço, bicicletário, guarita e salão multiuso.
Download Projeto PDF

CBIOTECH

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

CRAD

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

FACE

Projeto: Júlio Barêa Pastore, Matheus Maramaldo, Nathália Bonfim, Paulo Henrique Honorato, Vinícius Vilela
Ano: 2023
Este projeto possui uma grande envergadura, pois trabalhou os espaços vazios e de entorno de uma das maiores edificações da UnB. Trata da composição da harmonia entre diversos pátios e salas, átrios e corredores, que dialogam com o exterior o tempo todo. O prédio e os jardins dinamicamente promovem um enredo de aberturas e fechamentos, dando ao usuário contatos diferentes com o valor do sol e do verde. A proposta para a FACE combinou estes valores expansivos e de surpresa no seu desenho, com uma paleta bem variada de plantas tropicais e flores. Sua plenitude trará contextos novos para uma edificação marcada pelo caminhar e pelas visuais. Nada é igual ou tedioso. 
Download Projeto PDF

FAU

Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2018

A pedido de professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, A pedido de professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, fomos convidados a projetar um pequeno jardim interno no subsolo do Instituto Central de Ciências – ICC, na sua sala de aula. O espaço tem medidas que giram entorno de 6 metros por 1,5 metros, retangular, e possui, como a grande dificuldade geral, não ter entrada de luz direta. O projeto, desta forma se concentrou em alguns dos pedidos do professor e neste quesito crucial da iluminação. Foram pensadas 3 faixas de vegetação, sendo que tais plantas podem crescer no alambrado das duas laterais – um pedido do cliente, que busca maior intimidade para sala, que fica de fato devassada nas suas das pontas -, com folhagens em destaque, um fundo com plantas um pouco mais altas para diminuir parte da parede branca, contando com 1/3 preenchido por um grande arbusto escultural, e bolachas de madeira no início para aproveitar parte do material que lá existe. O efeito esperado é de preenchimento e esverdeamento geral da área, com a qualificação visual e de introspecção advinda do aumento da vegetação, trazendo um pouco de natureza para o espaço.

Download Projeto PDF

FCTE

Projeto (Plano Geral Paisagístico): Matheus Maramaldo, Paulo Henrique Honorato
Ano: 2023
O Campus é grande, diverso, mas ainda uma folha em branco com um contexto interessante em volta de cerrado. Nossa ideia, junto com os parceiros é fazer projetos que integrem toda a FGA, propondo jardins tanto geométricos, de linguagem mais próxima do Moderno, quanto projetos de linguagem mais naturalista, de fluidez diferente e alegria em meio a uma “falsa” desordem. Proporemos jardins coloridos, que tenham impacto aos usuários e aproveitem melhor as áreas externas, convidando-os a ficar, não somente transitar. Eis o principal objetivo, criar vínculos e identificação com a Faculdade, em espaços mais coloridos e vibrantes.
Download Projeto PDF
Projeto (UAC): Matheus Maramaldo
Ano: 2024
A edificação tem uma aura mista de centro de aulas, pujante e viva, e ao mesmo tempo uma dureza advinda do concreto, das grandes praças e vazios. Nossa interpretação, ainda mais na FGA, é de que esta força, este raciocínio lógico e de engenharia não prescinde de uma maior subjetividade, por onde os novos cientistas de exatas possam ter também contato com desvios do padrão. Um hibiscal, uma coleção de flores vibrantes e ao mesmo tempo fortes é a ideia para esta reinterpretação, em que temos ao mesmo tempo uma variedade incrível de espécies malváceas e espaços mais dinâmicos, com usos diferentes do trânsito puro.
Download Projeto PDF

FCTS

Projeto: Matheus Maramaldo, Cleiton do Carmo, Marina Ribeiro, Adriane Balieiro, Marta Oliveira, Stênio Steferson, Mateus Marques
Ano: 2017

Um dos projetos mais simpáticos da UnB, com toda a certeza. Feito para criar uma forte relação de vínculo com a universidade, é o coração da FCE. Buscou-se ao mesmo tempo regramentos para os canteiros, para uma produção e um cotidiano de aulas, pesquisa e extensão, como um desenho bastante futurista, grave, que mostre vitalidade. O projeto é formado por pontas, triangulações, eixos. O conceito é de rede. Sua proposta, assim, é de um espaço de integração entre o que é a academia, a saúde e a convivência, propondo um espaço único e de atração aos bons ventos das novidades, que vem de novas flores ou de novos estudantes.

Download Projeto PDF

FM/FS

Projeto: Júlio Barêa Pastore, Cleiton do Carmo, Madson Reis
Ano: 2021
Como uma das primeiras experiências de jardins naturalistas em uma edificação na UnB, foi exportado o padrão das rotatórias encampando um projeto mais dinâmico e de flores ao prédio. O diagnóstico apontou para uma grande diversidade de visuais e de usos, sendo cada espaço ajardinado um local para uma nova dinâmica. Entradas, espaços de convivência, reservas verdes, o projeto se desenvolveu explorando o potencial de cada um, buscando maior diversidade e complexidade na vegetação, com mais cores e impacto imediato no ânimo e na flora local. As plantas aqui retornam um aspecto de desengenhariazação da Faculdade, onde se busca humanizar, mais ainda, o local de ensino de profissões que cuidam da saúde da população. 
Download Projeto PDF

FUP

Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2016

Um dos primeiros projetos da Coordenação após a reestruturação da equipe técnica, a Faculdade de Planaltina em sua unidade administrativa e de laboratórios. O projeto trazia soluções principalmente de sombreamento e cores para um ambiente marcado pela empiria e o sufocamento. O pátio não era de todo convidativo, sendo a vegetação um caminho para trazer algo novo e mais acolhedor. Trabalhou-se com as visuais lineares e pequenos encontros explosivos, em que cores fortes trouxessem mais vibração aos espaços de chegada.

Download Projeto PDF

FT

Direção – FT
Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2017

O projeto buscou explorar dimensões geomátrica próprias da edificação da FT, com plantas de baixa manutenção e um desenho consonante com movimento e retidão, ao mesmo tempo. O impacto seria de reconhecimento do espaço como uma centralidade da faculdade, também dando destaque a plantas existentes de rara beleza, como o Pândanus.

Download Projeto PDF
Engenharia Mecânica
Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2017

Em similaridade com a Direção, o projeto da ENM tinha também a valorização do uso cotidiano. Foi pedido canteiros para chás e pomar, sendo necessário criar espaços utilizáveis, esteticamente aprazíveis e convergentes com a linguagem da edificação e de outros projetos de jardins. Assim, com uma proposta bastante prática, fizemos um passeio técnico e dispomos dos canteiros também com uma linguagem geométrica, servindo os dois polos do projeto.

Download Projeto PDF

Geocronologia

Projeto: Júlio Barêa Pastore, Cleiton do Carmo
Ano: 2019

Um espaço-vitrine da Universidade, por onde passam veículos apresados para deixar alunos e professores em seus destinos, o Laboratório de Estudos Geodinâmicos, com sua singeleza de edificação, de vidros para a Saída Sul da UnB, não tinha um jardim que transbordasse esse contexto especial. O projeto, assim, buscou com um desenho naturalista na fachada, conduzir o espectador ao olhar desatento ao caminho direto, trazendo a um impacto de distância que convida a proximidade e, ali já perto, ver flores, texturas e insetos maravilhosos. A densidade que parece caótica é na verdade um enredo ao devaneio, que explode em diversidade.

Download Projeto PDF

ICS

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

IdA Cênicas

Projeto: Matheus Maramaldo, Júlio Barêa Pastore, Vinícius Vilela, Paulo Henrique Honorato
Ano: 2024

A vivacidade de uma paleta de cores variada e gradual como enfoque visa trazer energia e calor para a vivência no ambiente acadêmico, considerando principalmente, toda a multiplicidade que as Artes Cênicas representam. O projeto evoca o multissensorial e a alegria principalmente, algo importante para um ambiente de tanta produção artística, que todos devem estar inspirados para interpretar, trazendo flores e folhagens diversas e em quantidade. As entradas da edificação são valorizadas, como também o caminhar, que tem um sentido especial no prédio, pois, em frente a vidros, o mundo se desenvolve lá fora, e as folhagens e flores podem trazer mais inspiração nisso.

Download Projeto PDF

Instituto Confúcio

Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2023
Um dos primeiros projetos a ser desenhado no retorno do nosso arquiteto após licença para doutoramento, o Instituto Confúcio é um pequeno espaço de enorme carga semântica, algo que exigiu várias idas e vindas no projeto. A proposta para os jardins do centro chinês tiveram como principais pontos uma forte limpeza dos excessos de vegetação invasora, regularização das antigas obras inacabadas, sobriedade e um desenho que buscasse a valorização da edificação. Trata-se de um espaço único, com um lindo muro de alvenaria que recebeu diversos canteiros que acompanham sua geometria, inspirados nas linhas de acupuntura, do coração e das conexões. O resultado foram diversos triangulos que conversam com o octógono do muro e com o quadrado da edificação. Se pensarmos bem, tratam-se de linhas que buscam um círculo, e cada vez mais estamos inseridos numa cultura de filosofia e compreensão diferente de mundo.
Download Projeto PDF

IPOL/IREL

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

Instituto de Química

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

Núcleo de Dança

Projeto: Matheus Maramaldo, Paulo Henrique Honorato
Ano: 2023

Aqui temos duas esferas especiais. De um lado, o edifício histórico, projetado por Oscar Niemeyer, com toda a nobreza do Modernismo em sua essência mais clara, das cores brancas, pré-fabricação, encaixes suaves. A outra, a destinação do espaço, para a dança. O projeto buscou criar cenários, ao mesmo tempo de inspiração para os dançarinos, de descanso para os usuários, mas também de criação de microcosmus, onde o mundo lá fora não existe enquanto estamos aqui. O SG10 tem muito disto, um prédio que deseja que sua vivência ali seja ali, e não fora. Acho que isso inspira qualquer artista, um certo enclausuramento criativo, que sua arte é tudo por aquele momento. Nos jardins, muitas folhagens que não agridem o espaço, mas mimetizam uma pequena floresta tropical. Tudo compõe para um conforto e um abraço, visto de dentro do pano de vidro, visto nos pátios, sentados perto das folhas largas.

Download Projeto PDF

Observatório Sismológico

Projeto: Matheus Maramaldo, Júlio Barêa Pastore, Natália Bonfim
Ano: 2023
Um geólogo vive buscando rochas, magma, sismos, petróleo, uma diversidade de experiências e números, mas certamente precisam de plantas em  algum lugar. O jardim proposto buscou trazer mais vida ao corredor que se abre para o pátio. Essa visual é muito importante e deve ser valorizada. Flores e folhagens de sombra onde há menos luz; flores e cores mais abertas no amplo espaço dos cobogós. O jardim transita entre o quente e o frio, de cores, mas de alegrias orgânicas em meio a todo o pensamento lógico e preciso que as ciências instaladas precisam ter. 
Download Projeto PDF

Padrão Rotatória

Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2018
Brasília, cidade-parque, começou a ter suas rotatórias floridas na década de 90 do século XX. Como uma ideia ainda incipiente no início, programa político governamental, tornou-se em pouco tempo algo inerente a vida dos brasilienses, com seu colorido único que se renova a cada ciclo do ano. Normalmente, são usadas plantas anuais, com floração forte e colorida, típica de plantas europeias, caso de cravos, sálvias, petúnias, crisântemos, etc. Na Universidade de Brasília o universo tem sido diferente. Devido aos manejos, ocorreram transições entre plantas perenes e temporárias, com uso de movimento de terra ou não. Com o passar dos anos, com uma menor capacidade de cuidados continuados e com uma diminuição drástica da irrigação, mais a comoção geral devido aos pensamentos sustentáveis, obtivemos uma igual desvalorização das nossas rotatórias, com gramados e plantas secas. As plantas escolhidas eram normalmente espécies com necessidades de água, nutrientes e podas elevados. A perspectiva agora é de renovar tais espaços universitários, com a clara intenção de torna-los, assim como na cidade em volta, pontos focais e portais de entrada para a UnB. Para tanto, foi investida uma pesquisa basal entorno da vegetação disponível no viveiro PRC, como na própria Universidade e arredores, onde é possível buscar brotos, estacas, sementes e doações, multiplica-las e as implantar nos jardins. Quais plantas seriam interessantes de aplicar? Qual o desenho seria mais impactante? Como conciliar o desenho e a escolha da vegetação com a capacidade de manutenção da UnB? E os valores que buscamos, são somente estéticos? Certamente os valores que se busca, além da nova polarização estética, são a baixa manutenção, a bi ou tripolaridade interna de cada jardim, com pelo menos duas zonas distintas de vegetação em cada rotatória e a clara diminuição de necessidade de irrigação do verde, inclusive preservando metade do jardim em qualquer situação de risco hidráulico ou de baixa manutenção. O projeto tornou-se, assim, um desenho comum para várias rotatórias, com fácil implantação e adaptabilidade, que se configurou em 3 a 4 anéis. Os círculos externos são pensados para serem da grama existente, faixas de mais ou menos 1,5 metros de largura; o(s) círculo(s) semi-interno(s) devem ser preenchidos por flores anuais ou vegetação perene baixa com floração frequente, em faixas de 1-1,5 metros; o círculo mais interno deve ser o ponto de sustentação atemporal, resistindo aos ciclos das anuais e as secas prolongadas, sempre belos, sendo preenchidos por vegetação mais alta (sem prejudicar a visão dos veículos), com folhagem exuberante ou forma escultural.
Download Projeto PDF

Pavilhões

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

Praça das Artes

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

Prefeitura da UnB

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

Sec. Tecnologia da Informação

Projeto: Madson Reis, Júlio Barêa Pastore, Matheus Maramaldo, Laís Ferreira
Ano: 2020/2023
O projeto passou por duas etapas, sendo a segunda a que teve o projeto executado. A proposta previu uma quantidade substancial de espécies para ambiente mais sombreados, pois a faixa de projeto estava inserida na fachada sul e internamente ao prédio. Foi feita uma distribuição intercalada de folhagens e flores de corte, com a expectativa de criar um belo painel verde embaixo das janelas. A entrada e o elevador contaram com propostas semelhantes, tendo, no entanto, mais organicidade.
Download Projeto PDF (2023)
Download Projeto PDF (2020)

SG1

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

SG4

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF

SG10 MemoUnB

Projeto: X
Ano: X
X
Download Projeto PDF
Acessar o conteúdo