[gtranslate]
Extensão
Como se conectar à comunidade? São diversos projetos que buscam não somente capacitar os usuários internos e externos da UnB, mas abraçá-los ao nosso dia-a-dia.
Menu Projetos de Extensão
Museu das Flores: Um Jardim-Escola no Viveiro da PRC
Coordenação: Prof. Dr. Júlio Barêa Pastore
O Projeto Museu das Flores visa desenvolver oficinas de ajardinamento e manejo de jardins, abertas à comunidade interna e externa, sediadas no Viveiro-escola da PRC. As oficinas abarcarão práticas de cultivo de plantas ornamentais, reconhecimento e uso de plantas ornamentais, atividades lúdicas nos jardins, visitas guiadas, exploração de temas ambientais e culturais e impacto das áreas verdes no ambiente urbano. O projeto também se articula com atividades de ensino e oficinas de extensão voltadas para o público interno, recebendo aulas de disciplinas da UnB, em especial da disciplina FAV 0211, Paisagismo, Parques e Jardins, além de visita de escolas.
Jardim de Sequeiro
Coordenação: Prof. Dr. Júlio Barêa Pastore
O projeto Jardim de Sequeiro existe desde 2020. Ele se desenvolve centrado nas atividades de manejo, qualificação e fruição de um jardim de 5.000 metros quadrados ao longo do vão central do Instituto Central de Ciências da UnB, sob a estética dos jardins naturalistas e inspirado nas campinas e formações abertas do Cerrado. A iniciativa é fruto da parceria entre a FAV e a PRC denominada “Viveiro-Escola da PRC”. O projeto compreende atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas em parceria com os serviços de paisagismo e jardinagem desenvolvidos pela Prefeitura do Campus. O projeto conta anualmente com aproximadamente 30 voluntários na equipe, muitos deles da comunidade externa, selecionados por editais públicos. Além do manejo do jardim em si, são realizados eventos, oficinas, palestras e outras atividades abertas à comunidade interna e externa.
Casa de Chás
Coordenação: Prof. Dr. Júlio Barêa Pastore
O jardim de chás e aromáticas existente no Viveiro-escola da PRC, que abriga grande acervo de plantas tradicionais e estruturas agradáveis e propícias para atividades de extensão, será a base para explorar as conhecidas propriedades de cura e de bem estar que infusões têm, assim como o próprio contato e cultivo de plantas e jardins. As atividades de manejo, pesquisa, ampliação e cultivo da coleção existente, assim como a coleta, degustação e estudo das propriedades das infusões serão base de oficinas temáticas. O projeto propiciará a gestão e expansão da coleção de aromáticas existente, assim como a fruição do espaço por pessoas da comunidade interna e externa. Os benefícios das infusões e modos de preparo serão divulgados em oficinas presenciais e plataformas digitais, buscando informar a população sobre o cultivo em ambientes urbanos.
Meliponário UnB
Coordenação: Prof. Dr. Júlio Barêa Pastore
Cultivo e apresentação de características morfológicas, biológicas, ecológicas e zootécnicas diferenciadoras de diferentes espécies de abelhas sem ferrão (tribo Meliponini), assim como se aprofundar nos aspecto que envolvem locais de nidificação no espaço urbano e atitudes que podem favorecer sua preservação. São desenvolvidas atividades práticas relacionadas ao manejo das abelhas sem ferrão, bem como instalação de placas identificadoras das espécies em questão no Viveiro-Escola.
Jardim com Cerrado - Produção em Viveiro
Coordenação: Matheus Maramaldo Andrade Silva
O projeto “Jardim com Cerrado – Produção em Viveiro” busca integrar pesquisa e extensão dentro do Viveiro-Escola PRC de maneira a criar uma rotina de busca ativa por novas espécies para uso ornamental do Bioma Cerrado, entendendo as possibilidades de produção e multiplicação. Especificamente pretendemos: A) Fazer prospecções em áreas de Cerrado da UnB, bem como áreas com vegetação nativa no Distrito Federal para coletar sementes e estacas; B) Realizar a identificação e pesquisas referentes a estudos de multiplicação destas espécies; C) Utilizar diversas técnicas de reprodução com o material colhido; D) Acompanhar cientificamente o desenvolvimento, com aplicação nos próprios jardins universitários. O projeto certamente trará novas possibilidades para os jardins da UnB, bem como dados e experiências novas a serem aperfeiçoadas na própria Academia e Gestão.
Patrimônio e Paisagismo - Campus Botânico UnB
Coordenação: Matheus Maramaldo Andrade Silva
O projeto “Patrimônio e Paisagismo – Campus Botânico UnB” faz parte das ações da Prefeitura da UnB e sua Coordenação de Paisagismo e Dedetização de divulgação, visitação e fortalecimento patrimônio paisagístico da Universidade de Brasília. O intuito é criar roteiros, mapas e material de registro e divulgação do acervo de parques e jardins da universidade, de maneira a criar circuitos de visitação para visitas guiadas e não guiadas.
