Projeto: Matheus Maramaldo
Ano: 2023
A pedido da direção do Centro de Educação a Distância, buscamos elaborar um projeto o qual se adequasse ao conceito principal de organização espacial.
Antes um jardim de bastante empiria, buscamos na leitura das referências abordar de forma plástica e ortogonal o jardim. Os brises são uma orientação inicial. Módulos básicos do trabalho, mesmo desgastados e não tão funcionais (por serem extremamente baixos, impactando na visão), tem uma presença de afetação geral do espaço. Foram uma primeira referência.
A arborização, com ipês espaçados, também gerou um impacto positivo ao projeto, visto que são futuras zonas sombreadas e de foco ao florescer. Uma delas, com certa envergadura, possibilitou extrapolar e criar um espaço de permanência aos usuários. Organização, ortogonal, organograma, órgão, ópera.
O conceito foi explorado de maneira a, musicalmente, criar uma área de crescentes e decrescentes parametrizada, onde a vegetação, como teclas de piano, seriam uma linha pelo corredor, mimetizando uma onda clara com duas curtas interrupções: os intermezzi – o círculo roxo e a área de permanência.
O que se espera nada mais é do que a recepção ao musicista.
Download Projeto PDF

Espécies Principais:
Boldinho – Plectranthus neochilus
Moreia – Dietes iridioides
Neve-da-montanha-anã – Euph. hypericifolia
Orelha de rato – Pilea nummulariifolia
Quaresmeira-de-jardim – Schizocentron elegans
Trapoeraba roxa – Tradescantia pallida